A história da EFAR
A Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR – funciona regularmente desde 1996, formando jovens assentados da reforma agrária, jovens da agricultura familiar camponesa e de comunidades dos povos tradicionais do Estado do Mato Grosso do Sul em Técnico em Agropecuária, através da metodologia da Pedagogia da Aleternância.
A formação técnica em agropecuária tem possibilitado aos jovens egressos da EFAR a inserção no mundo do trabalho de diversas maneiras. O trabalho mais intenso tem sido desenvolvido nas próprias propriedades, através de implementação de Projetos Profissionais em áreas produtivas, em especial, de bovinocultura leiteira, produção de cultivos anuais e de hortaliças para a venda nos municípios de origem.
A história da Escola Família Agrícola é a história de uma educação que resgata os valores dos homens e mulheres do campo, colocados à margem do processo de desenvolvimento cultural, econômico e social. Uma educação que busca propor condições para que o jovem permaneça em suas propriedades com condições de acesso à educação, lazer, cultura e renda. Que propõe mudanças e transformações do meio.